Breves #3

Excelentes exemplos que vem de fora, para mais, de países sem expressão no futebol europeu, cujo conteúdo defendo desde há alguns anos para cá.

Pode-se dizer que a selecção albanesa é uma selecção em crescendo. Apesar de nunca ter albergado no seu seio uma grande vedeta do futebol mundial (Lorik Cana é o jogador mais reputado da história da selecção albanesa), conseguiu alcançar 11 pontos na última ronda de qualificação para uma grande prova internacional por selecções. A Federação Albanesa fixou para este ciclo de 2 anos a obtenção de 7 pontos em 8 jogos, o que equivale a dizer que pretendem alcançar pelo menos, em teoria, 2 vitórias frente à Arménia e 1 empate frente a Sérvia, Portugal ou Dinamarca. Com este resultado, muito dificilmente alcançará esta selecção a qualificação para o europeu como primeiro ou segundo do grupo, ou até mesmo como o melhor 3º de todos os grupos de qualificação assim como um lugar nos playoffs finais de acesso à prova.

A mesma Federação comunicou hoje que nenhum jogador da referida selecção irá auferir prémios fixos de jogo em cada um dos 8 jogos que irá realizar nesta fase, prometendo aos convocados prémios por objectivos: 5 mil euros por jogador se estes conseguirem empatar frente a Portugal, 10 mil em caso de vitória.

O presidente da FPF Fernando Gomes deverá colocar os olhos neste tipo de exemplos que são dados por federações menores. A Federação Portuguesa de Futebol costuma brindar cada jogador (indiferentemente dos resultados e do cumprimento de objectivos fixados no início de cada campanha) com um prémio de jogo a rondar os 15 mil euros acrescido de cerca de 850 euros compensatórios a cada atleta por dia de permanência num estágio da selecção. O que equivale a dizer que, mantendo-se estes benefícios em vigor, cada atleta receberá perto de 20950 euros por cada semana passada ao serviço da Federação…. A competência que faltou mundial, a competência que Fernando Gomes pretende para os profissionais da sua instituição deve-se iniciar com a adopção deste tipo de gestos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s