breves #29

FC Porto – A FC Porto SAD anunciou hoje as extensões de contrato de Rúben Neves e Fabiano. O médio prolongou o contrato até 2017, com aumento salarial significativo, tendo a SAD portista fixado a sua cláusula de rescisão em 40 milhões de euros. Já o guarda-redes de 26 anos prolongou o seu vínculo contratual até 2019, também com significativo aumento salarial, tendo a SAD azul e branca fixado a cláusula de rescisão do jogador em 30 milhões de euros.

Taça de Portugal 1- O Atlético eliminou o Beira-Mar por 3-0 para a 3ª eliminatória da Taça. No Estádio da Tapadinha em Alcântara (Lisboa), os homens da casa construíram o resultado na primeira parte.

Taça de Portugal 2- Porto e Sporting preparam o jogo de amanhã. Os leões viajaram hoje para a Invicta. Miguel Lopes foi a principal surpresa nos convocados de Marco Silva.

casuals

Uma nota de atenção a todos os adeptos que pretendem assistir à partida: circulam rumores pela net que indicam que os casuals dos dois clubes estarão a combinar uma cena de batalha campal num sítio da cidade do Porto, fora do cordão policial que será organizado pela PSP da Invicta.

Atlético de Madrid – Os colchoneros divulgaram hoje a contratação para a sua estrutura profissional de futebol de Peter Kenyon. Este Irlandês de 60 anos é um dos nomes mais poderosos do futebol europeu. Kenyon foi director-executivo do Manchester United entre 2000 e 2003. Em 2004 transferiu-se para a mesma função no Chelsea, clube onde trabalhou até 2009. Desde então tem-se dedicado ao mundo do agenciamento e transferências de jogadores através de fundos dos quais é proprietário (Quality Ireland Limited, Quality Sports Investment, Doyen Sports), fundos onde tem trabalhado de forma intensa com a colaboração de Jorge Mendes.

Peter Kenyon entrou na alta esfera do futebol mundial por via da marca desportiva Umbro. Durante 3 anos foi o director-executivo da marca britânica.

No Manchester United, Kenyon foi o homem que convenceu Sir. Alex Ferguson a não abandonar o clube em 2002. Durante o seu mandato, estabilizou o clube de Manchester ao nível financeiro e foi o responsável por contratações como as de Rio Ferdinand, Juan Sebastian Veron, Kleberson e Diego Forlán. Já no Chelsea, entrou no clube ao mesmo tempo que José Mourinho e que o olheiro Frank Arnesen (então chefe do departamento de scouting do Tottenham). Os 3 trabalharam para o sucesso do clube durante a década passada.

Actualmente tem sofrido fortes acusações em Inglaterra pelo facto de estar a violar, conjuntamente com Jorge Mendes, as leis que não permitem que não permitem aos clubes britânicos contratar jogadores a fundos de investimento bem como, no caso do português, a violar algumas das leis específicas da FIFA para os agentes de jogadores. O Guardian divulgou recentemente uma reportagem na qual acusava o empresário português de algumas incompatibilidades com essas leis: segundo o jornal inglês, o português trabalha para os fundos de Kenyon como consultor de compras de percentagens de direitos económicos de jogadores, sugerindo a lista de jogadores cujos direitos económicos devem ser adquiridos por estes, curiosamente jogadores que são, na sua maioria, agenciados por Jorge Mendes.

No Atlético de Madrid, segundo nota oficial do clube presidido por Enrique Cerezo, Kenyon deverá desempenhar funções na parte comercial e desportiva do clube, ora representando-o a nível de marketing internacional da marca do clube, ora, tendo algumas competências na construção da equipa dos colchoneros. Contudo, acredito piamente que este novo quadro do clube colchonero terá em mente apenas a contratação de jogadores para o clube madrileno através dos fundos que é proprietário.

José Luis Chilavert – O histórico guarda-redes paraguaio de 49 anos tornou-se o mais recente dirigente do Newells Old Boys, clube pelo qual foi muito feliz nos anos 90 com a conquista de 3 campeonatos argentinos e uma Libertadores em 1994.

Zenit São Petersburgo –

André Villas-Boas fez hoje 37 anos. Os jogadores do Zenit deram-lhe os parabéns desta forma à boa moda russa.

Mónaco – A imprensa francesa tem especulado sobre a possibilidade de Leonardo Jardim ser demitido do comando técnico do Mónaco, perfilando Arsène Wenger como o seu sucessor. O treinador inglês veio hoje a público desmentir categoricamente os rumores: “Antes que me perguntem, essa história do Mónaco é completamente falsa. Assim já não têm que me perguntar sobre isso” – o rumor veio à baila depois do vice-presidente do clube monegasco Vadim Vasiliev, irmão do proprietário do clube, ter ficado algo descontente com as declarações de Leonardo Jardim à imprensa portuguesa, na qual o treinador português demonstrou alguma amargura por ter sido “iludido” pelo projecto apresentado e incumprido pelos dirigentes do Mónaco no momento da sua contratação. O vice-presidente do clube monegasco deixou a porta aberta ao treinador francês, considerando-o um histórico do clube monegasco que seria muito bem-vindo ao Louis II.

cana

Lorik Cana – O defesa central\trinco da Lazio e da Selecção Albanesa garante ter sido agredido por stewards na confusão que se verificou na interrupção do jogo entre as duas selecções: “No relvado fui atingido duas vezes por um steward e alguns dos meus companheiros de equipa também foram. Depois, quando nos estávamos a dirigir para o túnel é que foi a pior parte, pois os adeptos estavam a atirar tudo o que tinham à mão para cima de nós – pedras, baterias de telemóvel. Tudo muito, muito perigoso. Alguns dos meus companheiros magoaram-se na cara, outros nas costas. Alguns foram pontapeados por adeptos que estavam a entrar por ali. Nesse momento, naquele túnel, foi um caos”

Na imprensa italiana surgiram hoje declarações do pai do jogador albanês onde este qualifica os sérvios de “racistas e fascistas”.

Juventus\Roma – O clássico entre as duas equipas, disputado há 2 semanas em Turim com vitória para a equipa da casa por 3-2 ainda dá que falar na comunicação social italiana. Francesco Totti queixou-se recentemente que passou toda a partida a ser agredido verbalmente por Leonardo Bonucci. O treinador da Roma Rudy Garcia veio defender o seu pupilo, declarando-o um jogador que merece mais respeito. O treinador considerou que as declarações que o capitão tem proferido ao longo dos últimos dias são declarações normais de um jogador que ficou insatisfeito com o resultado e com as provocações de que foi alvo durante toda a partida.

O treinador da Roma também afirmou que os árbitros italianos estão a sofrer pressões por parte de alguns clubes. No discurso de Garcia ficou retida a ideia que a moral da equipa Romana não ficou abalada com a derrota e que a equipa irá lutar durante toda a temporada pelo título italiano.

Roma 2 – Alinhado com o discurso do seu treinador, o central da Roma Yanga-Mbiwa também acredita que a Roma pode ganhar o scudetto.

Godinho Lopes – O antigo presidente do Sporting, agora acusado de gestão danosa pelo actual presidente Bruno de Carvalho, afirmou ao Jornal O Jogo “andar na rua de cabeça levantada”.

O problema não é a venda de 47 jogadores, o problema é a contratação de 2 sem exames médicos prévios, curiosamente, de 2 jogadores que passaram mais tempo lesionados do que a jogar, e a renovação milionária de outro que meses mais tarde seria oferecido a um rival à troca com 2 jogadores, 1 deles que não alinhou qualquer jogo na equipa A e outro que apenas alinhou durante meia temporada e custa 1 milhão de euros anuais à SAD do Sporting. Assim como outros focos do problema são as denúncias caluniosas feitas à justiça por Paulo Pereira Cristóvão (antigo vice do clube) nas quais este assume que praticou diversos crimes nos meses em que esteve em funções (devassa da vida privada de jogadores, dirigentes e árbitros através de espionagem e recolha de informação da sua vida privada, corrupção activa) com o conhecimento do presidente em funções.

Godinho Lopes não apresentou qualquer defesa na AG extraordinária realizada para a sua expulsão de associado do clube e consequente abertura de um processo judicial (também estão imputados mais 3 sócios do clube, na altura dirigentes da SAD leonina) pedindo apenas a luz de um artigo do Código Penal a acta dos trabalhos dessa mesma Assembleia-Geral para “ser informado do que é que estava a ser acusado” – o antigo presidente do Sporting quis desta forma ganhar tempo para poder aprontar a sua defesa pública e jurídica caso o Sporting avance para um processo na justiça.

O presidente do Sporting também afirmou ao Jogo que durante a sua presidência, no que à equipa de futebol dizia respeito “não tinha tempo para ver detalhes sobre a contratação de jogadores”, delegando a sua confiança e a responsabilidade de análise dos dossiers respeitantes nas mãos de Luis Duque e Carlos Freitas.

Promete explicar as contratações de Jeffren e Rodriguez no tribunal.

André Silva – O melhor marcador do campeonato europeu de sub-19 em 2014 (Hungria) com 5 golos desvinculou-se do FC Porto (alinhava pela equipa B) depois de não aceitar uma nova proposta de renovação da SAD azul e branca. Inglaterra deverá ser o seu destino, não se conhecendo para já o clube pelo qual irá alinhar daqui em diante.

borussia

Jurgen Klopp – Depois de um frustrante arranque na Bundesliga (7 pontos em 7 jogos realizados; 13º lugar da Bundesliga a 10 pontos do líder e rival Bayern), o treinador do Borússia de Dortmund baixou os standards actuais da equipa. Na conferência de imprensa de antevisão do jogo em Colónia (amanhã 14:30), o treinador do Dortmund deixou no ar a ideia que amanhã é o início da época da equipa germânica, ou seja, que os jogadores vão entrar em campo com uma nova atitude, dispostos a galgar lugares até onde for possível. Klopp já poderá contar com os regressos de Marco Reus,  Ilkay Gundogan e Mats Hummels.

Marcelo Lippi –

marcelo lippi

Tenho uma enorme admiração por Marcelo Lippi. É indiscutivelmente um dos treinadores que mais aprecio na história do futebol pela forma pragmatica com que punha as suas equipas a jogar à bola. Não sei se o problema será dos ares da China ou se o facto de estar há muitos anos a treinar na China o está a desfasar do futebol italiano… A comparação que Lippi fez hoje em entrevista ao TuttoSport entre a actual forma de Tevez e o brilhantismo de Zidane nas épocas que passou na Juve é pura e simplesmente disparatada. Sinceramente, e como a memória é curta, não me lembro de ter visto um único jogo mau de Zizou pela Vecchia Signora.

Por outro lado, peço especial atenção para o canto inferior direito da capa da publicação. Balotelli e Cesare Prandelli tem andado pegados nos últimos dias. O jogador acusou recentemente o ex-seleccionador italiano de ser mentiroso depois de este ter afirmado que não convocou o atleta em mais ocasiões por causa da vida desregrada e quase orgiástica que este levava…

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s